Os contos de fadas, as lendas, assim como os mitos, representam uma expressão universal de processos psíquicos inconscientes do ser humano. Expressam suas necessidades instintivas, seus valores básicos e as possibilidades criativas que podem ser atualizadas. Do mesmo modo, muitos sonhos, fantasias e visões ou delírios também se originam dessa dimensão profunda e criativa do inconsciente humano.
OBJETIVOS: estudar, a partir de exemplos da literatura universal, a estrutura dramática dos contos de fadas, lendas e histórias de modo geral. Conhecer esta expressão elementar de processos psíquicos inconscientes como recursos de ampliação e compreensão da psique humana.
CONTEÚDO: Estudar, a partir de exemplos da literatura universal, a estrutura dramática dos contos de fadas, lendas em narrativas em geral e sua aplicação na clínica psicoterapêutica e em atividades educacionais.
METODOLOGIA: A partir da escuta de narrativas selecionadas explorar os símbolos envolvidos. Expressar através de recursos criativos, como o desenho, a encenação ou a improvisação de movimentos criativos a narrativas escolhidas pelo grupo. Refletir em conjunto sobre as experiências vividas.
Destinado a psicólogos, educadores e profissionais da área de saúde mental.
Ministrado por Dra. Elisabeth Bauch Zimmermann, psicóloga formada pela USP, SP; analista junguiana pelo Instituto C.G.Jung de Zurique, Suiça; licenciada em dança moderna pela UFBA., BA; Especialização em Dança Moderna Educacional no Art of Movement Studio, Surrey, Inglaterra; Mestrado e Doutorado em Saúde Mental pela Unicamp; Livre-docente do Instituto de Artes da Unicamp.